Matéria publicada no jornal Diário do Nordeste
Foto: Thiago Gadelha / Diário do Nordeste
Gestores e profissionais de educação de quatro municípios do Ceará se formaram, nesta sexta-feira (27), em capacitação realizada no Comfort Hotel, através do projeto "Valores Humanos na Educação Infantil". Ao longo da semana, representantes de Aquiraz, Maracanaú, Pindoretama e Redenção conheceram a metodologia que será aplicada como formação complementar nas escolas de educação infantil de cada cidade.
O projeto, que forma sua segunda turma, é uma parceria do Instituto Myra Eliane com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Através dele, os municípios participantes se comprometeram a inserir nas legislações municipais normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as escolas de educação infantil para a inclusão de conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.
Ao longo da semana, os participantes realizaram três tipos de atividades: teóricas, práticas e exercícios - oficinas em grupo e vivências. No fim, os profissionais finalizaram o curso com uma atividade simulando a execução do projeto em suas respectivas cidades.
Metodologia
A capacitação centrou-se no papel do professor na formação de caráter das crianças. A metodologia segue uma corrente moderna da educação, que defende a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária dos princípios educacionais adotados em escolas e creches.
De acordo com o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, a abordagem do projeto volta-se para a inclusão de uma visão mais humanística e menos utilitária da Educação. "Despertamos o espírito de tolerância, a cultura de paz e compreensão, o respeito mútuo e a solidariedade. Um dos diferenciais do projeto é dar importância ao papel do professor na formação do caráter das crianças", afirma.
No dia 12 deste mês, o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura de Caucaia lançaram a pedra fundamental da escola modelo do projeto Valores Humanos na Educação Infantil. O complexo será formado pelo Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, um ginásio poliesportivo, um teatro, um centro de formação para professores e centro de revitalização das etnias indígenas e quilombolas.