Matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste, dia 03/07/2017

INSTITUTO MYRA ELIANE

Rede escolar de São Gonçalo adota projeto humanístico

A rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante é a primeira do Estado a pôr em prática a formação complementar oferecida pelo projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”. O Município acrescentou na rotina diária das crianças atividades que reforçam a amorosidade e a formação humanística. Lançado em fevereiro, o projeto é uma iniciativa do Instituto Myra Eliane, em parceria com a Associação Douglas Andreani e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ).

Foto: Natinho Rodrigues

O sistema proposto pelo Instituto Myra Eliane visa desenvolver ações para a promoção de uma educação infantil de qualidade e embasada em valores universais éticos que devem reger a sociedade, como amor, paz, verdade, ação correta e não violência. Ao todo, 34 escolas do Município estão executando o plano educacional elaborado após uma formação do Instituto com os gestores da área, realizada em abril.

A parceria com a Prefeitura da cidade objetiva a qualificação dos profissionais que atuam no ensino infantil, a partir da formação complementar e continuada capaz de lhes permitir a obtenção de uma visão humanística da educação. A integração com os municípios cearenses só foi possível por meio da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 12 de fevereiro de 2017. Inicialmente proposta para Fortaleza, o documento recebeu adesão de outros sete municípios: Caucaia, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Pindoretama, Aquiraz e Maracanaú.

Em São Gonçalo do Amarante, o Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil Plácido Alcântara é uma das instituições de ensino a passar os ensinamentos aos alunos. Conforme a diretora da escola, Glauciene Soares, houve a realização de formações para cinco coordenadores que multiplicaram os exercícios para 186 educadores da rede de ensino infantil. “O desenvolvimento e afetividade das crianças foram melhorados. Elas estão mais amorosas e abraçam mais. Tem grande influência por conta das atividades do dia a dia”, explica a diretora.

Ainda segundo a gestora da unidade educacional, as chamadas “arengas”, conflitos entre alunos, reduziram. O sistema proposto pelo Instituto Myra Eliane visa desenvolver ações para a promoção de uma educação infantil dequalidade Na rotina de aula, as crianças iniciam o dia com canções que expressam a boa relação entre as pessoas, além dos cuidados em respeitar os amigos, proteger os animais e ouvir os mais velhos.

“Esse projeto vem complementar as nossas ações fortalecendo a amorosidade, o acolhimento, a verdade e o trabalho integrado”, destaca a secretária de Educação de São Gonçalo, Marineide Clementino Braga.

Histórico

O Instituto Myra Eliane foi fundado no ano de 2016, com base no Município de Fortaleza, objetivando contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Fomentando a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos. O Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com o que a cercava, acreditando numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.