O Instituto Myra Eliane, realiza na Caixa Cultural Fortaleza, a última etapa da exposição Barroco Sertanejo, mostra individual do artista cearense Stênio Burgos, com curadoria de Denise Mattar. A mostra iniciou seu percurso em São Paulo, no mês de janeiro, e seguiu para Salvador e Recife, sempre nos espaços da Caixa Cultural, chegando na última terça-feira (27) à Fortaleza. 

O título da exposição “Barroco Sertanejo” surgiu de uma conversa entre o artista e a curadora e é uma síntese da dualidade de Burgos, criado entre a baianidade de sua mãe e a severidade do sertão cearense de seu pai. Nas palavras de Mattar: “seu trabalho reúne o risco duro e a exuberância cromática, a economia do traço e a profusão da tinta, a contenção e o excesso”. 

Para as espaçosas galerias da Caixa Cultural Fortaleza, foram incorporadas novas obras em cada um dos núcleos da exposição. Embora apresente majoritariamente obras realizadas entre 2020 e 2021, a mostra tem como proposta apresentar um caráter retrospectivo, pois alinha, em conjuntos, as principais pesquisas do artista. 

Sobre o Artista:  

José Stênio Burgos de Macedo nasceu em Crateús, em 11 de abril de 1954, filho do médico cearense Francisco Sales de Macedo e da baiana Sonia Belo Burgos. Desde criança gostava de desenhar. Atualmente, participa do circuito cultural cearense e holandês. Entre suas exposições individuais, destacam-se: “Os Jardins de Nice por Stênio Burgos”, Museu do Ceará, 2006; “Stênio Burgos (Brazilië)”, Centre for Latin American Research and Documentation, Amsterdã,  2009; “Colorido Rozengracht”, Galerie Overstrom, Amsterdã, 2015.   

Sobre a Exposição:  

Período: 28 de Setembro a 20 de Novembro

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 12h às 18h.

Local: Caixa Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 387 – Praia de Iracema, Fortaleza- CE